Dicas de preparo para a gravidez


 Aqui no blog já falei sobre o assunto “será que posso ter filho”? Hoje, nossa conversa prossegue e o tema central é o preparo para a gestação. Quais problemas podem prejudicar e dificultar uma gravidez?
Vamos lá. Preparando para a gestação, confira passos importantes:
Planejar a gravidez. Ter em mente com muita clareza quando não ter, já que idade avançada significa maior risco, e quando ter. É importante se atentar para os detalhes da estrutura familiar e as condições de moradia, acesso a creches, hoteizinhos, escolas, serviços médicos e hospitalares.
Tomar acido fólico desde antes da interrupção do anticoncepcional – três meses antes -  até o terceiro mês de gestação. Esse medicamento previne defeitos na formação neurológica do bebê.
Fazer uma avaliação clínica e ginecológica com o objetivo de avaliar seu estado de saúde geral.  Mulheres com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e epilepsia devem buscar o controle da doença previamente e avaliar se as medicações usadas não representam riscos para a gestação. Avaliar a necessidade ou não de trocar esses remédios por alternativas mais seguras para esta fase e que não representem riscos de malformação fetal.
Pacientes que tiveram perdas gestacionais previamente devem fazer uma investigação para tentar corrigir algumas causas do problema, antes da futura gestação.
Para as mulheres que fumam ou bebem, o ideal é buscar o controle e suspensão de tais hábitos antes da gravidez.
É importante ainda avaliar as imunizações para rubéola, tétano, hepatites, coqueluche, varicela, sarampo, e outras doenças passíveis de imunização antes da gestação. Avaliar o histórico familiar para doenças de caráter hereditário, como anemia falciforme, fibrose cística e outras doenças genéticas também é outra dica fundamental. Depois, é só curtir essa fase interessante e rica,  a gravidez.

                                                             Nádia Mastella, amiga do Blog Pérola, aguarda Luísa para este mês de abril. Ela fez tudo nos conformes, se preparou psicologicamente e fisicamente. Resultado: felicidade plena.

0 comentários:

Postar um comentário