Dores e amores: a história de uma cesariana necessária

A enfermeira Patrícia chegou para fazer o pré-natal bem angustiada. Era sua terceira gestação,  teve os dois primeiros normais. Após um tranquilo acompanhamento houve um imprevisto (descolamento prematuro de placenta) na reta final da gravidez e precisamos optar pela cesárea. O incrível é que nesta data, às quatro e meia da manhã, eu estava exatamente no centro cirúrgico, com toda a equipe em outro procedimento. Sorte grande, somente? Não acredito. Pela grande luz que a Patrícia e toda família irradia somente uma palavra justifica: merecimento. Veja o depoimento dela sobre isso, meu muito obrigado pela confiança, Patrícia.

Patrícia, a mãe e a pequerrucha Amanda
"Antes de chegar ao consultório do Dr. João Felix estava completamente transtornada, estarrecida mesmo com a dificuldade de encontrar um médico disposto a acompanhar uma gravidez onde a mãe(eu) já havia decidido participar. Ultimamente tem se tornado cada vez mais raro um profissional que queira realmente dispor do seu tempo em favor da saúde. Parece antagonismo, mas muitos trabalham na área de saúde, contudo estão cada vez mais distantes dos verdadeiros princípios que devem nortear essas profissões, o tal do “comprometimento”. Dividir o protagonismo desse momento então, nem com a mãe...
A relação de confiança no profissional é tão importante que não hesitei em nenhum momento quando percebi que teria um parto diferente dos meus dois partos anteriores. Confesso que me senti frustrada, um sentimento de impotência diante de uma situação para a qual eu havia me preparado por tantos meses, mas ao mesmo tempo uma confiança muito grande de que ele faria o que fosse melhor para nós duas.
Passar por uma cirurgia para mim seria realmente a última das opções, toda a minha formação profissional(enfermeira) e de vida(...) me levava a desejar o parto normal, mas como já relatei não senti medo do procedimento. Em compensação, pude confirmar por experiência própria que a cesariana só deve ser feita realmente se não houver outra alternativa. Agradeço a medicina por ter minha filha saudável e em meus braços hoje, apesar de uma intervenção desse nível estar longe de ser uma coisa desejável, essa tecnologia nos possibilitou estamos salvas e juntas.
A recuperação da cesariana é infinitamente mais complicada, a nossa mobilidade fica comprometida, os riscos para infecção são aumentados em razão do procedimento cirúrgico. Para uma mãe, a única razão plausível para uma interferência tão grande tanto em seu corpo quanto em sua subjetividade enquanto ser livre, mulher capaz de protagonizar essa linda história de amor é realmente o risco de vida.
Agradeço a Deus e ao Dr. João por ter tido a oportunidade de ter mais um dia das mães, dessa vez com minhas três princesas: Vitória, Maria Clara e Amanda Valentine. Não é qualquer médico que entende o sentido e a responsabilidade da profissão que tem. Quando nós encontramos um desses pelo nosso caminho devemos agradecer a Deus porque bons médicos são como anjos iluminados que Deus coloca no nosso caminho. Decidir o que é melhor para o momento exige uma sabedoria muitas das vezes mal entendida e a lógica da razão às vezes precisa sobrepor-se aos desejos, para todo o resto existe o amor"!

Patrícia, mãe da Vitória, Maria Clara e Amanda Valentine; amor do Antonio Armando



Um comentário:

  1. Minha irmã querida, quero aproveitar esse espaço para também agradecer ao Dr. João por ter sido um anjo enviado por Deus para conduzir tão bem o seu parto e ter realmente salvado mãe e filha. Parabéns para você também irmã querida, por ser um exemplo de mulher e uma mãe maravilhosa, agradeço por ter a honra de ser madrinha (mãe espiritual) das suas três filhas: Vitória, Maria Clara e Amanda Valentine. Orgulho-me de você por ser enfermeira, assim como eu e principalmente por você ter princípios e saber valorizar a vida, por você ser uma profissional responsável, competente e realmente comprometida, assim como o Dr. João, pois são profissionais de saúde com essas qualidades que a nossa população brasileira tão sofrida precisa e merece. O diferencial é a humanização que colocamos nos procedimentos que realizamos. Muito obrigada Dr. João e para minha irmã desejo mais uma vez parabéns pelo dia das mães (último dia 08 de maio) e um feliz dia 12 de maio (amanhã), dia da nossa linda profissão (enfermeira).
    Beijos para essa família feliz,
    Sua irmã, Simone Azevedo.

    ResponderExcluir