O que são e o que fazem os refrigerantes?

..A composição da maioria dos refrigerantes contém substâncias como a cafeína, acidulantes, corantes e outros elementos que estimulam o sistema nervoso, causando alterações no nosso organismo como, por exemplo, distúrbios no sono. Essas alterações podem variar muito, dependendo da sensibilidade de cada um, indo de uma de reação alérgica qualquer até uma gastrite ou úlcera.
 
O açúcar está presente em quase todos os refrigerantes e, no grupo dos "cola" o ácido fosfórico é um acidulante freqüente.
 
O excesso de açúcar, tanto no próprio produto como no seu consumo excessivo, pode causar cáries, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), agravar gastrite, diabetes, em alguns casos favorecer o estresse, níveis elevados de triglicérides sanguíneos, aumento dos níveis do colesterol total e da fração LDL (mau colesterol).

Os refrigerantes mais consumidos são os do grupo cola e guaraná, ricos em cafeína. A cafeína, presente também no chá preto, chá verde, chá mate e chocolate, em diferentes graus, tem ação diurética, vasodilatadora e excitante do sistema nervoso central; revigora e diminui o sono e a fadiga. Pode ainda provocar descarga de adrenalina e, em doses muito elevadas, desencadear pequenos tremores involuntários, aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca.

O ácido fosfórico pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, causando a osteoporose. Para quem está na batalha do emagrecimento os refrigerantes lights são uma alternativa mas, devem ser consumidos comedidamente. Além dos componentes acima citados, contêm adoçantes artificiais. Seu consumo freqüente e abusivo a longo prazo ainda não foram determinados. 
 
Texto publicado em  www.mulherdeclasse.com.br

0 comentários:

Postar um comentário