Doenças de inverno, cuidados a tomar


Publicado em www.tempodemulher.com.br

Um dia frio, um bom lugar para ler um livro, já dizia a música de Djavan. O inverno é uma estação amada por grande parte das pessoas porque dá para tirar aquele casaco preferido do armário. Outras adoram a estação para ficar agarradinhas com o namorado vendo um filme na cama. Mas atenção: é nesta época do ano que as doenças respiratórias costumam atacar com mais frequência.

É preciso tomar cuidado com as doenças que atacam a nossa garganta e o aparelho respiratório. O frio, a alta concentração de poluentes e a baixa umidade do ar favorecem o surgimento de doenças como gripe, rinite, sinusite e outros "ites" tão caros à saúde.

Separamos alguns cuidados que você deve tomar para não ser surpreendido com algumas dessas enfermidades e lembre-se: procure sempre um médico e não se medique por conta própria.

Higiene doméstica em dia

Crianças e idosos são os que mais sofrem com a baixa umidade do ar. Tome bastante água e sucos naturais, além de água de coco. Outra dica é manter a higiene doméstica em dia. Evite o acúmulo de poeira que é um dos grandes responsáveis pelos problemas alérgicos.

As temperaturas variam bastante nesse período. No trabalho ou em casa, é comum aquele calorzão. Agasalhe-se bem e saía sempre de casa com um casaco a tiracolo. Se você ficar com irritação nos olhos e narinas, utilize soro fisiológico. Evite exposição prolongada em ambientes com ar-condicionado quente ou frio. Durma em local arejado e umedecido. Podem ser utilizados umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos.

Se você tem alergia com facilidade, evite cobertores que soltam pelos. Substitua-os por mantas de tecido sintético ou algodão que auxiliam na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos. As alergias podem ser reduzidas lavando e secando ao sol antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, que normalmente ficam guardadas por muito tempo em armários. Pacientes com antecedentes como bronquite e rinite costumam ter crises nesta época. É importante procurar um médico e seguir suas recomendações.

Previna-se!

A rinite é caracterizada por espirros, prurido nasal, coriza e nariz entupido. A crise pode ser causada por alérgenos (poeira, pólen, mofo ou pelo de animal). Procure evitá-los e mantenha uma boa alimentação para não ser surpreendido por ela. Já a sinusite inflama os seios da face do rosto e ocasiona dor no rosto e abaixo dos olhos. Assoar o nariz com força? Jamais. Sempre que ficar com o nariz entupido ou resfriado, tente mantê-lo desobstruído. Um lenço no bolso já ajuda bastante.

Diferença entre rinite, gripe e resfriado

É a mesma coisa? Não.

A rinite ataca o nariz e a garganta e causa espirros, coriza e tosse. Com alguns medicamentos, dá para se livrar em alguns dias. Uma boa alimentação, descanso e ingestão de bastante líquido ajuda a resolver o problema.

Na gripe, há os mesmos sintomas, porém alguns são intensificados: cansaço e febre por dois ou três dias, além de dor no corpo, na cabeça e na garganta. A melhora demora às vezes uma semana para vir. Mesma coisa do resfriado: boa alimentação, muito líquido e descanso.

Já a tosse é um mecanismo saudável para o nosso organismo. Serve para limpar o aparelho respiratório e expulsar o catarro e os microrganismos da garganta ou dos pulmões. Não se afobe em sair tomando medicamento: beba bastante água, evite o fumo e procure orientação médica para expulsar o catarro.




0 comentários:

Postar um comentário