A importância do ácido fólico

sb10068464g-001

Andrea Vinet - Blog be á bá da Mãe

Num mundo ideal, TODAS as mulheres em idade de procriar deveriam tomar algum suplemento vitamínico contendo ácido fólico pelo menos 3 meses antes da concepção.
Só acontece um problema: como nem todo mundo planeja sua gravidez, quase ninguém faz isso antes de conceber. Daí a necessidade URGENTE de começar a tomar o ácido fólico (ou aumentar a ingestão por outros meios) a partir da confirmação da gravidez.

Pesquisas mundiais demonstraram que uma dose diária de pelo menos 0,4 mg de ácido fólico antes e durante a gravidez pode prevenir, de modo significativo, o risco de deformação (anomalia) no tubo neural.
Mas, por que o ácido fólico é tão importante?

O ácido fólico, também chamado de folato ou folacena, é uma vitamina do grupo B essencial para a produção de células sangüíneas suplementares, para o desenvolvimento da placenta e para o crescimento rápido dos tecidos fetais, sobretudo aqueles que compõem o tubo neural.

Debulhando em miúdos, isso significa que essa vitamina é ESSENCIAL para formação de tecidos do cérebro e da medula espinhal – fato que ocorre nas primeiras semanas após a concepção – e, como as mulheres ainda não sabem que estão grávidas (e algumas, nem planejaram ficar naquele momento), não têm reservas de ácido fólico suficientes, o que vai favorecer uma anomalia.

No Canadá, mais precisamente no Québec, foi realizada recentemente uma sondagem sobre ácido fólico. Os resultados são assustadores! Apenas 10% das mulheres tomavam vitaminas antes da gravidez, comparados aos 30% de mulheres em outras províncias do país.

Dentre as razões citadas para não tomar vitaminas pré-natais, 38% das mulheres pesquisadas declararam ter uma boa fonte de nutrientes na própria alimentação ou não saber que a tomada de uma vitamina pré-natal pudesse diminuir a probabilidade de anomalias congênitas.
E você, sabia disso? Você tomou algum complexo vitamínico (com ácido fólico) antes de engravidar?

0 comentários:

Postar um comentário