Pequeno dicionário da gravidez




A Nanda, do Blog Mamíferas, ajuda na arte de entender alguns termos técnicos muito utilizados por nós, obstetras, durante o pré-natal. Para se familiarizar!

Beta HCG (bhCG): É o hormônio que indica a gravidez. Aquele teste do xixi no palitinho mede esse hormônio na urina: se ele está lá em quantidade grande significa positivo. Mas esse teste, assim como aquele de sangue que você fez na emergência só para ter certeza, é um teste qualitativo, só para saber se tem ou não bhCG. O teste quantiativo mede a quantidade exata do hormônio no sangue, que varia de acordo com a idade gestacional.

Cálculos: Aprendemos, desde pequenos, que uma gravidez humana dura 9 meses. Quando ficamos grávidas, desaprendemos isso, pois uma gestação normal pode durar até 42 semanas (mais do que isso, só com monitoração frequente). Vamos lá: 1 mês tem 4 semanas em média, 42 semanas seriam 10 meses e meio! Mas como isso é possível? Assim, ó…

D.U.M (Data da última menstruação): É usada para calcular a idade gestacional da seguinte forma: uma mulher ovula, em média, 15 dias após o início da menstruação. O óvulo está viável, em média, por 2 dias, então dá para saber com quase exatidão a data em que o óvulo foi fecundado. Esse cálculo tem uma margem de erro relativamente grande, pois a mulher pode ter uma ovulação adiantada ou tardia. Então não use a DUM para agendar a cesárea, gatinha! Seu bebê pode ser até uma semana a menos do que você acha que ele tem… Uma mulher grávida de 38 semanas tem um bebê de 36 semanas dentro dela. Teoricamente, um bebê de 36 semanas já está pronto, mas ainda não tem maturidade pulmonar – por isso os bebês forçadamente nascidos às 38 semanas de gravidez costumam ter problemas respiratórios.

D.P.P. (Data Provável do Parto): O provável está aí por um motivo. Quando se mede a idade gestacional através da DUM, a DPP é fornecida calculando-se as 40 semanas de gestação consideradas normais. Então, um bebê nascido na ou próximo à DPP teria 38 semanas, que é considerado totalmente maduro. Mas totalmente maduro mesmo ele só estará se nascer sozinho, não adianta arrancá-lo quando ele provavelmente estaria.

U.S.: Ultra-som, ultrassom, ultrassonografia, ecografia. São realizadas de praxe 5 U.S. em uma gestação de baixo-risco (idade gestacional, Translucência Nucal, Morfológica, 32 semanas e 38 semanas), mas esse número poderia facilmente ser reduzido para 2 na minha humilde opinião: idade gestacional (e quantos fetos estão ali, né Tata?) no início da gravidez (não antes de 8 semanas, pois pode ser difícil ouvir o coração antes disso, causando preocupações desnecessárias), e morfológica.

Translucência Nucal (TN): É a medida de um liquidozinho acumulado na base da nuca do feto. Só pode ser medida entre 11 e 13 semanas de gestação, e uma alteração nessa medida pode indicar algumas síndromes, como Down, que precisam ser confirmadas com exames posteriores como a amniocentese. Mais sobre isso em breve lá no site.

Morfológica: A medida da TN é considerada a morfológica do primeiro trimestre, mas essa terminologia é mais utilizada para a U.S. realizada entre 18 e 24 semanas. Nesse exame normalmente descobre-se o sexo, caso esse seja o desejo dos pais. Nele também descobrem-se a maioria das alterações fisiológicas, pois os órgãos do feto já estão quase todos desenvolvidos.

Líquido Amniótico (I.L.A.): Meio no qual o feto fica suspenso durante a gestação. É ele que o feto ingere quando já possui boca e movimentos de sucção, e ele que é eliminado. É, o bebê ingere seu próprio xixi e cocô. Mas o líquido amniótico é estéril, assim como o xixi e o cocô do bebê também são – lá dentro. O líquido e o feto ficam contidos numa bolsa ligada à placenta pelo cordão umbilical. É a água que sai das mulheres nos filmes quando a bolsa rompe. Algumas mulheres apresentam I.L.A. baixo ao longo da gestação, que normalmente pode ser controlado com a ingestão de líquidos. Não se assuste se o seu I.L.A. diminuir ao final da gestação: é preciso que alguma coisa ceda espaço para o bebê crescer ali dentro.

Circular de cordão (bebê laçado, cordão enrolado, etc.): Ocorre quando os movimentos do feto dentro da barriga fazem com que o cordão umbilical enrosque-se em alguma parte do corpo. Uma circular de cordão nem sempre é ao redor do pescoço, e mesmo que seja, não irá matar seu bebê asfixiado: ele nem respira! Da mesma forma que ele se enroscou, ele pode se desenroscar – e provavelmente irá, até mesmo durante o parto. Circular de cordão é o maior conto da carochinha para o agendamento de cesáreas, pois são pouquíssimos os casos nos quais a circular irá causar um problema maior – caso o cordão seja curto, o que só pode ser verificado durante o parto – ou que exista um nó verdadeiro no cordão, que irá afetar o transporte de oxigênio para o bebê e irá causar alteração nos índices. Em todo caso, isso só pode ser verificado na hora do parto.

Primigesta: Refere-se à mulher em sua primeira gestação.

Primípara: Refere-se à mulher em seu primeiro parto. Notem que primigesta e primípara não são sinônimos, pois a mulher pode ter tido uma cesárea previamente, e o presente ser seu primeiro parto.

0 comentários:

Postar um comentário