Sabia que a falta de higiene bucal pode prejudicar a fertilidade?




Um estudo realizado na Austrália aponta que uma higiene bucal mal feita é tão prejudicial à fertilidade da mulher quanto a obesidade. A saúde bucal precária pode retardar em dois meses, em média, a concepção.

De acordo com os pesquisadores, as mulheres com gengivas doentes precisam de sete meses para conceber, enquanto as donas de uma boca saudável levam cinco meses. A pesquisa diz ainda que a causa pode estar ligada à doença periodontal, que é a inflamação da gengiva.

O teste realizado com mais de 3.500 mulheres na Universidade do Oeste da Austrália revelou que aquelas com problemas de gengiva têm níveis elevados de marcadores de inflamação no sangue.

A doença

Se não for tratada, a inflamação periondontal pode desencadear doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto. E isso serve para os homens também, que ficam com baixa qualidade no esperma.
Portanto, atenção: se você estiver tentando engravidar, passe antes no dentista. É importante também parar de fumar, beber, manter um peso saudável e tomar suplementos de ácido fólico.

0 comentários:

Postar um comentário