Dez maneiras de você controlar o ciúme

Publicado em www.tempodemulher.com.br

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o ciúme não é uma prova de amor. A linha que o separa da paranoia e da obsessão é tênue. Os sentimentos que o motivam, como medo de traição, posse, insegurança e valorização excessiva do outro podem torná-la uma pessoa chata e inconveniente.

Justamente por isso precisam ser controlados. A boa notícia, dada por especialistas no assunto, é que é possível "regular" o botão do ciúme.

Alexandre Saadeh, psiquiatra e professor da PUC-SP, e Sergio Savian, terapeuta e autor de livros sobre o tema, garantem: os ciumentos podem mudar este estado. Selecionamos dez dicas dadas por eles para que você não perca o controle - e o companheiro!

1 - Duvide do ciúme

Este é o primeiro passo. É preciso colocar as certezas em cheque. "Dúvidas são essenciais. Se ele olhou para uma mulher bonita na rua, isso é realmente importante? Ela era bonita mesmo! Se o amor é sólido e há projetos em construção, não será isso que vai atrapalhar", diz Saadeh.

2 - Converse com o parceiro

Exponha sua condição de ciumenta e fale de seus sentimentos. O diálogo é sempre bom, como afirma Saadeh. "O namorado ou marido precisa saber que você é ciumenta. Se ele gosta de você e sabe que vê pelo em cobra, tentará tomar mais cuidado e evitar certas situações. Isso se consegue com conversas".

3 - Evite remoer histórias

Não fique passando "um filminho" dos acontecimentos em sua cabeça. "Isso pode aumentar a história. A pessoa ciumenta tende a criar situações imaginárias. Este tipo de coisa só funciona no processo de terapia, quando há alguém para ajudá-la a fazer a interlocução dos fatos", diz o psiquiatra e professor da PUC-SP.

4 - Não beba demais ou use drogas

Estas substâncias alteram o senso de realidade, como aponta Saadeh. "Elas dissolvem o controle. Quem é ciumento deve perceber a hora de parar. Ele bebe demais, ela acha que está sendo simpático, oferecendo-se para as outras mulheres. Está feita a confusão. É preciso saber o momento de voltar para casa".

5 - Não dê vazão excessiva ao ciúme

"Quanto mais você dá margem, mais ele se intensifica. O controle é feito a partir do autoconhecimento. É importante compreender melhor sua personalidade e a natureza das relações", explica Savian.

6 - Crie mecanismos antineurose

Este é um exercício complexo, de localizar o porquê do ciúme e de encontrar estratégias que possam driblá-lo. Se o sentimento tiver uma origem superficial, ler um livro, escutar música, ir ao cinema ou sair com as amigas já é suficiente para colocar as ideias no lugar.

7 - Melhore sua autoestima

Embora não seja um trabalho fácil, você deve reaprender a se amar e a se valorizar. "Isso não é tão óbvio. Exige que ande na contramão de conceitos equivocados que aprendeu e foram incorporados na formação de seu caráter", diz o terapeuta.

8 - Busque fundamentar suspeitas

"Se eu tenho tanta certeza de que algo mudou, posso checar e buscar uma comprovação", diz Saadeh. "É possível que seu parceiro tenha realmente outra pessoa, que seja um mulherengo inveterado. Mas tudo pode ser fantasia da sua parte. Uma boa percepção e um diálogo sincero mostrarão se é paranoia ou realidade", completa Savian.

9 - Escute seu parceiro

Segundo Savian, é preciso dar espaço para que a pessoa amada exponha sua visão dos fatos e contra-argumente. "Você deve escutar seu parceiro e enxergá-lo do jeito que é, e não da forma como você gostaria que fosse", diz Savian.

10 - Procure ajuda profissional

Se o ciúme estiver prejudicando a você e ao parceiro, mexa-se! Saadeh sintetiza alguns sinais de que você passou do ponto aceitável: "Quando existe um sofrimento intenso para ambas as partes, quando as situações fogem ao controle, quando se deixa de falar e parte-se para agressão, chegou a hora de fazer algo".

Um comentário:

  1. O ciúme é um veneno! Pelo receio de passar novamente pela mesma situação, criamos uma "casca" pra tentar nos proteger de tal acontecimento. É terrível tentar controlar as idéias paranóicas mesmo quando tudo está bem.
    quanto mais eu me informo sobre o assunto, mais calma eu fico.

    ResponderExcluir