Ultrassom na gravidez

Publicado em www.tempodemulher.com.br

Um dos exames mais aguardados pelas mamães é a ultrassonografia. A explicação é bem simples: é neste exame que a mulher poderá saber o sexo da criança, além de mostrar partes do corpinho do bebe e saber, ainda, peso e altura. É o exame para saber se está tudo em ordem com a criança.

Mas, como explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, muito além de mostrar o sexo, o ultrassom permite que sejam detectadas a saúde funcional e a anatomia do feto. "Quem determina a quantidade e frequência com que devem ser realizados os exames é seu médico pessoal da paciente", explica o médico. Como o exame precisa ser realizado em etapas diferentes ao longo da gravidez. O médico explicou o que é cada tipo de ultrassom e qual o momento em que você deve realizá-lo ao longo da gravidez.

Ultrassom transvaginal

Neste exame, é introduzido um dispositivo chamado "transdutor" na vagina. A ultrassonografia mostra o tempo de gravidez, o crescimento fetal e se o embrião está bem acomodado no útero. É um exame médico inócuo e seguro, utilizado para reproduzir a imagem de órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo.

Translucência nucal

A Translucência Nucal (TN) é medida durante a ultrassonografia realizada no período gestacional da 11ª a 13ª semana. "A ultrassonografia geralmente é abdominal, medindo-se o líquido na nuca do feto. O ideal é que esteja abaixo dos 2,5 milímetros. Caso haja acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, malformações ou ainda alguma síndrome genética", explica o médico cirurgião.

Ultrassom morfológico

Este é um exame que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do bebê em desenvolvimento, sendo realizado por volta da vigésima semana da gestação. Por ser um exame mais detalhado, é também o mais demorado porque são verificadas informações como a localização da placenta, a medida do colo uterino e toda a Morfologia Fetal que inclui o polo cefálico, cérebro, face, coluna, nuca, tórax, coração, entre outros órgãos. Trocando em miúdos: nele, o médico verifica o coração do seu bebê e suas câmaras, a formação do cérebro, os órgãos digestivos e outros sistemas. Ah, sim: já é possível, em muitos casos, ver o sexo do bebê nesta ultrassom!

Dopplervelocimetria

O nome é complicado de dizer, mas a função do exame é bem simples. Por meio do abdômen, é permitido fazer a análise do fluxo de sangue pelas artérias e veias do bebê. O exame também verifica o peso e as condições da placenta e do líquido amniótico. Um detalhe importante: a dopplervelocimetria deve ser realizada em todos os exames de ultrassonografia.

Ultrassom 3D e 4D

"Ambos os exames são capazes de detectar malformações nas extremidades e no rosto como a fenda labial. É indicado após a 34ª semana do bebê, fase em que a imagem tem a melhor definição", ressalta Domingos Mantelli. O ultrassom 3D revela fotos (isso, fotos) do bebê em três dimensões, e dá até já para ver o rostinho da criança assim como outras partes do corpo. Já a ultrassonografia em 4D mostra as mesmas imagens, mas tudo em movimento.

Após a 36ª semana

Neste período já é possível calcular o peso do seu bebê, confirmar a posição onde ele encontra-se, verificar a quantidade de líquido amniótico e o posicionamento da placenta em relação ao colo de útero. "Uma vez com todos os exames em mãos, é realizada uma análise da gestação e um estudo sobre a possibilidade de realizar o parto normal ou cesariana", ressalta o obstetra.

0 comentários:

Postar um comentário