Guia do DIU


 Publicado em www.tempodemulher.com.br

Um dos métodos contraceptivos bem utilizados pelas mulheres é, sem dúvida, a pílula anticoncepcional por conta da eficácia do tratamento. Mas ainda há um que resiste ao tempo devido a sua eficácia: o Dispositivo Intrauterino, mais conhecido como DIU. Existem dois tipos: o de cobre e o hormonal. Ambos têm eficácia comprovada como método contraceptivo, mas não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis e tem de serem trocados de cinco em cinco anos, em média.

Eficácia
É considerado um dos métodos anticoncepcionais eficaz: seus índices de eficácia são semelhantes aos das pílulas anticoncepcionais, ou seja, 0,1% de falha. O que o DIU, feito de cobre, faz é impedir a subida dos espermatozoides pelas trombas (tubas uterinas) impedindo, assim, a fecundação do óvulo. Dependendo da quantidade de cobre existente no DIU, ele vai ter maior tempo de uso (permanência no útero) de acordo com a orientação do fabricante.
Vantagens
As vantagens destacadas são a utilização independentemente da atividade sexual, não ter que preocupar-se diariamente com a prevenção da gestação, além de ser comandado pela mulher. Isso sem contar que é uma opção prática e eficaz e tem um período longo de utilização (cerca de cinco anos).
Indicações para as mulheres
O DIU é mais indicado para a mulher que já tem filhos e quer espaçar mais a próxima gravidez (3 a 5 anos) ou quando a família já está completa, assim como para as mulheres que apresentam contraindicações aos métodos anticoncepcionais hormonais (pílula, injeção). O DIU também pode ser utilizado por mulheres que nunca engravidaram. E as mulheres que nunca engravidaram podem usar o DIU? Sim, estas mulheres também podem se beneficiar do uso do método devendo ser avaliadas individualmente pelo seu médico.
Retirada do DIU
A retirada de um DIU pode ser feita em qualquer momento do ciclo menstrual e as mulheres que são usuárias do DIU, espontaneamente, terão sua fertilidade (capacidade de engravidar) recuperada em curto período de tempo mesmo após o uso prolongado do método. Esse retorno da fertilidade ocorre de modo semelhante a outros métodos anticoncepcionais.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns são o aumento do fluxo menstrual e o aumento das cólicas menstruais, aa podem ser controlados com a utilização de medicamentos sempre sob a supervisão do seu médico de confiança. Geralmente, após os primeiros três meses de utilização, esses sintomas começam a se normalizar.
Contraindicações
Como todo método anticoncepcional, o DIU apresenta contraindicações e não deve ser usado diante da suspeita de gravidez ou gravidez confirmada, em suspeitas ou presença de tumores uterinos, em casos de sangramento vaginal sem causa conhecida, nas malformações uterinas e na presença de infecções ginecológicas.

0 comentários:

Postar um comentário