Oito indícios de uma gravidez

Publicado em www.tempodemulher.com.br

Teve relações sem camisinha e está na dúvida se engravidou ou não? Uma das maneiras para confirmar a suspeita da gravidez é comprar aqueles testes de farmácia, embora não seja o mais correto para confirmar.

Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, muitas mulheres só desconfiam da gravidez quando a menstruação não vem. "Os sinais de gravidez geralmente aparecem após duas semanas do atraso na menstruação e tais sintomas costumam variar de mulher para mulher", afirma o médico.

Se você está naquele medo de realizar o teste, veja oito indícios que podem indicar que você será mamãe. Pode ser que você apresente todos, mas é absolutamente normal você ter alguns ou nenhum deles mesmo estando grávida.

1. Menstruação atrasada

Algumas mulheres possuem ciclos ovulatórios irregulares que, às vezes, ficam até dois meses sem menstruar, o que dificulta a gravidez. "Mas, em outras mulheres, acontece o contrário: mesmo a mulher grávida continua a vir pequenos sangramentos cíclicos nos primeiros meses, o que leva a paciente a achar que se trata de apenas uma menstruação desregulada", explica o ginecologista.

2. Inchaço nas mamas

Mamas inchadas é um sintoma da gravidez que pode começar nas primeiras semanas após a concepção. Podem-se notar algumas mudanças, uma vez que as mamas ficam mais sensíveis aos toques.

3. Cansaço e fadiga

Sentimento de cansaço e sono excessivo também poderá ser um sintoma da gravidez que pode ter início até na primeira semana.

4. Náusea e enjoo matinal

Este sintoma da gravidez é bem conhecido e muitas vezes aparecem entre a 2ª e a 8ª semana. É importante lembrar, ressalta o médico, que pode ocorrer a falta desses sintomas durante a gravidez inteira.

5. Dores nas costas

Dores nas costas pode ser um sintoma que ocorre bem no início da gravidez. No entanto, é comum as mulheres terem uma dor nas costas ao longo de uma gravidez inteira e principalmente no final, devido ao peso da barriga e à mudança de postura da gestante.

6. Dores de cabeça

O repentino aumento de hormônios no organismo pode levar a uma dor de cabeça principalmente no início da gravidez.

7. Urina frequente

"Cerca de 6 a 8 semanas após a concepção, a mulher pode sentir vontade de urinar com frequência. Isso se deve ao aumento dos hormônios. Mais para o final da gestação, a causa será a compressão da bexiga pelo útero que estará bem maior nesta época", observa o Domingos.

8. Escurecimento das aréolas

Se você estiver grávida, a pele ao redor dos mamilos pode ficar mais escura, mas nada de preocupar-se à toa: isso é perfeitamente normal.

Para todos os efeitos, a melhor maneira - e a mais segura - de confirmar uma gravidez é fazendo um exame de sangue. Por isso, não dispense a visita ao seu ginecologista tão logo suspeitar da concepção. Quanto mais cedo você iniciar o pré-Natal, maior a chance de ter de um bebê e uma gravidez saudáveis.

0 comentários:

Postar um comentário